“Arrume a sua casa, arrume a sua vida”. Este é o titulo de um dos livros de Marie Kondo, uma japonesa que fala da magia da arrumação. Criou um método de limpeza e organização que se transformou num fenómeno mundial e promete a quem o aplicar, transformações significativas na sua vida.

Em Setembro passado comecei a sentir um impulso para destralhar e organizar a casa, lembrei que já tinha lido parte de um livro de Marie Kondo, fiz algumas pesquisas e aventurei-me no seu famoso método Konmari. Comigo funcionou, este blog é exemplo disso, já tinha sido projectado hà mais de um ano e não havia maneira de se concretizar. Posso dizer-vos que o método é excelente para pessoas com pouca capacidade de organização mas implica alguma dose de coragem.

A filosofia do método Konmari:

1-Antes de começar deve comprometer-se a arrumar

2-Imaginar o seu estilo de vida ideal

3-Terminar o descarte

4-Arrumar por categorias, não por localização

5-Seguir a ordem certa

6- Manter apenas os itens que lhe dão aleria

Depois de iniciada, a arrumação deve ser feita  o quanto antes, por categorias e pela seguinte ordem: roupa, livros, papeis e documentos, itens diversos e finalmente itens sentimentais. Só poderá avançar para os livros quando toda a roupa estiver arrumada e assim sucessivamente. Todos os objetos devem ter o seu espaço na casa, caixas transparentes ou etiquetadas podem ser usadas para melhorar a organização.

É um verdadeiro choque colocar todas as suas peças numa pilha, imagine no caso do roupa, colocar toda a roupa interior, calças, casacos, vestidos, camisolas, roupas de verão, roupas de inverno, roupas que já não usa mas guardou porque um dia pensa voltará a vesti-las, ou livros, desfazer-se de livros que já não lê, não lhe dão alegria, …a sua casa transforma-se num verdadeiro caos. Ora é precisamente isso que a autora pretende, que esse choque seja tão significativo a ponto  de provocar mudanças no seu cérebro. Eu demorei um mês a percorrer todos os itens, toquei em todos os objetos que tenho em casa, doei muitos sacos, e alguns foram para o lixo, mas valeu a pena todo o esforço.  Não foi fácil, ganhei consciência que estava rodeada por muitas coisas que já não me proporcionavam alegria, que o desapego é das lições mais dficeis de aprender. Senti-me mais leve, mais criativa, com mais energia.

Experimente,

Abraço infinito

Catarina Freitas

O tema de organização e a importância de destralhar,  será abordado nos Programas Ps I Love Me e Inspiração para uma Vida com Propósito!