Em 2017, tive oportunidade de assistir em Madrid às conferências de Mabel Katz e Joe Vitale, dois autores referência do ho`oponopono, mas só recentemente comecei a usar a técnica. Nos dias de hoje, recomendo-a com alguma frequência nos meus atendimentos.
Cada um de nós tem a sua visão própria do Mundo.
Cada um de nós vê o o Mundo através de uma lente própria, condicionada por memórias pessoais e do colectivo, que ficam armazenados na mente subconsciente. Essas memórias governam aproximadamente 95% da nossa vida, ao contrário da mente consciente (o nosso intelecto) que apenas é responsável pelos restantes 5%.
Para explicar de uma forma prática, a nossa mente funciona como um computador, é constituída por programas que foram gerados desde o inicio da nossa existência. Tudo o que acontece nas nossas vidas é uma projeção desses programas. O problemas é que alguns desses programas “têm vírus” e condicionam-nos.. Há pessoas que tendencialmente têm dificuldades nos relacionamentos, outras no trabalho, outras na saude, outras a nível financeiro, outras em mais do que uma área. Tudo o que precisamos fazer, é limpar esses programas velhos para que outros possam ser instalados.
Memórias ou inspiração
Dr. I. Hew Len, psicólogo, co autor do livro Limite Zero e Mestre Principal de Ho’oponopono, diz que “nós tomamos decisões na nossa vida baseados ou nas nossas memórias ou na inspiração”. Para conseguirmos viver sob inspiração, temos de limpar essas memórias, esses programas e entrar em campo zero, no campo das infinitas possibilidades, aí sim a energia do Divino – AMOR -se fará manifestar! Este psicólogo chamou atenção de Joe Vitale depois do seu feito. Consegui curar uma ala de doentes psiquiátricos dos mais perigosos que possam imaginar em 3 anos, sem nunca estar fisicamente com os pacientes. Para espanto de todos diz que usou a técnica do ho´oponopono.
Somos todos UM
Para percebermos a técnica, tomemos conhecimento de que todos estamos interligados, ao efectuar mudanças em mim, eu mudo o Mundo (como dizia Gandhi). Tudo o que vemos e percepcionamos no exterior, é um reflexo do nosso interior.
O que é o Ho´oponopono?
A palavra ho’oponopono significa ‘reparar’ ou ‘corrigir um erro. Surgiu no Havai e foi sofrendo algumas alterações, actualmente é baseado no poder de curar o outro através da nossa própria cura. Então qualquer problema que vivenciemos, mesmo que aparentemente não tenha nada a ver connosco, vamos limpar e transmutar isso em nós. Mabel Katz, no seu pequeno livro The Easiest Way, diz: “Ho’oponopono é um processo de perdão, arrependimento e transformação.
O universo é um receptáculo de bilhões de memórias e arquétipos, cada um ao curar as suas, influencia o todo. O Ho’oponopono traz-nos a possibilidade de assumirmos 100% de responsabilidade sobre tudo que nos incomoda nas pessoas, nas situações e nos lugares.
Como aplicar técnica?
De uma forma simplista, O mantra do ho´oponopono consiste em 4 frases:
- Sinto muito;
 - Perdoa-me;
 - Eu amo-te;
 - Sou grata
 
Este mantra guia-nos por quatro etapas: arrependimento, perdão, amor e gratidão. A simples repetição dessas palavras ao longo do dia ou em situações específicas que queiramos limpar, como lembranças negativas, traumas, aprendizagens erradas sobre a vida, sobre dinheiro, sobre prosperidade, sobre relacionamentos faz com que sejam apagadas crenças limitadoras, velhos programas. Surgindo assim espaço para o novo.
Detalhes importantes sobre o Ho’oponopono:
- 
É preciso limpar frequentemente, mas também mudar o pensamento, transmutar palavras, padrões e comportamentos.
 
- 
Ho’oponopono funciona para o bem maior. Viemos do Amor e regressaremos ao Amor.
 - 
Não é preciso saber exatamente qual é a memória a limpar, somente ter a intenção de cura e limpeza, praticando as palavras chave.
 - 
O que vemos de errado no outro, também existe em nós. Somos todos um. A nossa cura é a cura do outro.
 - 
As frases praticadas ao longo do dia, ajudam a manter a limpeza e o seu de bem-estar.
 - 
Em situações desagradáveis questionar “o que está a acontecer em mim para que eu vivencie isto?” Quando reagimos ao que alguém faz ou o criticamos, é porque dentro de nós, existem memórias armazenadas, energia que compartilhamos com aquela pessoa. É uma oportunidade para nos limparmos.
 - 
Ter disciplina e dedicação fará com que os resultados surjam.
 
O Ho´oponopono é uma ferramenta que pode experimentar, mas como digo sempre, não se prenda a nenhuma verdade, busque aquilo que faz mais sentido para si. Contudo só saberá se resulta ou não, praticando durante algum tempo (eu recomendo pelo menos 21 dias seguidos).
Aloha
Para agendar atendimento comigo, clique aqui ou mande sms pelo WhatsApp.
Para saber os próximos eventos, clique aqui e subscreva a newsletter
Para saber sobre o despertar espiritual, leia o último artigo.
Gratidão por estare desse lado!
By Catarina Freitas
Material de referência: Limite Zero de Joe Vitale e I. Hew Len e blog de Elainne Ourives.
					
												
Comentários recentes