O que Harry Potter, Frodo e o Neo têm em comum?

 

Harry Poter, Frodo (do filme Senhor dos Anéis) e Neo (do filme Matrix), todos eles são variantes do mesmo herói. Joseph Campbell, mitólogo, estudou mitos de todo o Mundo e concluiu que a história destes heróis baseiam-se num mito universal “A Jornada do Herói”.

 

Pense no seu livro ou filme favorito. Já reparou que grande parte dos livros e filmes seguem um guião muito parecido?  Segundo Campbell, a jornada do Herói é cílica, ela começa e termina no mundo quotidiano do herói e ao longo da jornada existem uns pontos chave, umas etapas bem determinadas. Resumidamente são elas:

 

1.Preparação.

 

O Herói vive o seu quotidiano até que um dia acontece algo diferente, ele recebe um chamamento para visitar um mundo desconhecido. Muitas vezes ele recusa, ele acredita que ainda não tem os atributos necessários,  mas em seguida ele encontra um mentor, que tem um nível de consciência mais elevado, que de alguma forma o impulsiona e lhe dá ensinamentos importantes e necessários para o Herói viver aquilo que lhe está a ser pedido. Até que este deixa a sua zona de conforto e embarca para o mundo desconhecido.

 

2. Enfrentar os seus medos

 

Nesta fase, o Herói conhece os seus aliados e os seus inimigos, vai sendo testado contantemente, vai superando os seus desafios, até que acontece a provação maior, ele tem de enfrentar o seu maior medo. Aqui ele corre risco de morte real ou simbólica. Contudo, ele vence essa grande provação e reclama a sua recompensa, o elixir do conhecimento.

 

3.Fase de retorno

 

Nesta última etapa, o Herói regressa ao seu quotidiano, ao seu antigo mundo mas desta vez trazendo a recompensa de ter conseguido vencer as suas batalhas. Morreu para quem ele era, mas volta modificado, carrega consigo o elixir do conhecimento e está fortalecido, afinal ele venceu as suas batalhas. Partilha com a sua comunidade o que ele aprendeu e torna-se um agente da transformação. O Herói termina este ciclo mas não tarda nada, vai ter um novo chamamento, um novo ciclo. E assim vai vivendo de conquista em conquista, de superação em superação!

Nós identificamo-nos tanto com os filmes e livros como o Harry Potter, Senhor dos Anéis, Matrix  e tantos outros, porque o arquétipo do Herói está presente em todos nós, nas nossas memórias, ele está no inconsciente colectivo, foi passado entre gerações através de contos e mitos.

A nossa própria existência é um jornada heróica, nascemos indefesos, vulneráveis, totalmente dependentes. Ao longo da nossa jornada, vamos vencendo vários desafios, contudo terminamos a Vida de uma maneira mais sábia, mais fortalecida do que quando começamos. A vida por si só é uma jornada heróica e nós somos os Heróis e Heroínas!

A si, Herói ou Heroína, gratidão por estar desse lado! Tenha uma linda e vitoriosa Jornada, até breve ;).

 

Para agendar atendimento comigo, clique aqui ou mande sms pelo WhatsApp.

Para saber os próximos eventos, clique aqui e subscreva a newsletter

Para aprender a prática do ho´oponopono, leia o último artigo.

 

By  Catarina Freitas